Sobre o Hoodoo Tradicional e Hoodoo de Nova Orleans...

Quais as diferenças entre Hoodoo Tradicional e Hoodoo de Nova Orleans?

O Hoodoo Tradicional é historicamente documentado no Sudeste americano, nos estados da Flórida, Geórgia, Louisiana, Mississipi, Carolina do Norte e do Sul, Illinois, Alabama, Arkansas, Tennessee e Virgínia. É uma junção dos conhecimentos e influências dos escravos africanos, com o conhecimento dos indígenas americanos e conhecimentos europeus dos grimórios medievais, influência judaica e com a forte base do cristianismo protestante (com denominação predominantemente batista), onde se faz uso da Bíblia como um poderoso talismã de proteção, da leitura de salmos como fonte de feitiços conjuratórios, das preces e novenas, Deus e anjos.

Outras influências são toleradas, desde que estejam dentro do conceito cultural afro-americano, como a veneração ancestral, bem comum nas religiões africanas. Não sendo assim, não é considerado Tradicional. O Hoodoo Tradicional é mais fechado e reservado, não permitindo outras influências e com mais conservadorismo. Já o Hoodoo de Nova Orleans é mais moderno, aberto e receptivo, permitindo a influência de algumas linhas de conhecimento como a do paganismo e santeria, sem agredir a raiz do Hoodoo, o que acaba sendo mais convidativo quando a pessoa já traz uma bagagem espiritual, seja ela qual for. Porém devemos nos atentar para a seguinte afirmação: você pode trabalhar sua cultura e prática espiritual em conjunto com o hoodoo, mas não poderá modificá-lo.

Por exemplo, se você é praticante da Wicca e vai fazer um feitiço de Hoodoo, e na Wicca, em todo feitiço e ritual pede-se que seja traçado um círculo mágico, onde sejam convocados os guardiões dos portais, mas na prática Hoodoo não se faz círculo mágico, dessa forma para praticar o Hoodoo Tradicional você não fará o círculo mágico. Mas se você trabalha com alguma divindade (Santos, Deuses, Orixás, loás…), ela pode ser convidada para auxiliar no seu trabalho mágico, porque o Hoodoo de Nova Orleans permite isso, mas sendo assim, esta prática não será tradicionalista. Temos autores do meio que fazem uso do Hoodoo e integram outras culturas, não sendo puristas e fazendo este trabalho em conjunto.

Hoodoo é magia folclórica, não faz milagres e nem é curandeirismo. Hoodoo, Magia e Bruxaria é uma questão de pura fé e por esse motivo não se garantem resultados.

Comentários

Mais lidos

Fotamecus

Excerto: A Roda das Encarnações

Magia do Caos: O Ocultismo No Contexto Pós-moderno

Ocultismo Vitoriano e a Arte da Sinestesia

O que é Abralas?

Os Pesadelos de Zdzislaw Beksinski

Excerto: A FILOSOFIA HERMÉTICA - excerto de "O Caibalon"

Poesia: Flores de Prata

Excerto: Envultamento