Os Pesadelos de Zdzislaw Beksinski
O artista Zdzislaw Beksinski é mais conhecido por
suas imensas pinturas, obsessivamente detalhadas de paisagens catastróficas e figuras humanoides surreais.
Beksinski nasceu na cidade de Sanok, no sul da Polônia. Depois de estudar arquitetura em Cracóvia, ele voltou para Sanok em 1955. Posteriormente ele passou vários anos como supervisor local de construção, o que detestava. Naquela época, ele esteve interessado em fotografia artística/fotomontagem, escultura e pintura. Ele trabalhava com esculturas de gesso, metal e arame.
Beksinski nunca teve treinamento formal como artista. Suas pinturas foram criadas principalmente usando painéis feitos de chapas de madeira os quais preparava pessoalmente, tinta a óleo, mas ele também experimentou com tintas acrílicas. Ele abominava o silêncio, e sempre ouvia música clássica enquanto pintava. Embora ele amasse música clássica, Beksinski apreciava também o rock.
Em 21 de fevereiro de 2005, Beksinski foi encontrado morto em seu apartamento em Varsóvia com 17 facadas em seu corpo, duas destes foram determinadas a ter sido fatais. Robert Kupiec, que mais tarde se declarou culpado, e um amigo foram presos logo após o crime. Em 09 de novembro de 2006 Robert Kupiec foi condenado a 25 anos de prisão, e seu cúmplice, Łukasz Kupiec, a 5 anos pelo tribunal de Varsóvia. Antes de sua morte, Beksinski havia recusado um empréstimo para Robert Kupiec de algumas centenas de zlotys (cerca de 100 dólares) .
Comentários
Postar um comentário