Sobre Kalpa e Yugas na Cosmologia Hindu...
O que é um Kalpa?
Na mitologia hindu, um kalpa é um ciclo cósmico de tempo. É uma unidade de tempo usada para medir a idade do universo e é equivalente a um dia de Brahma. Um kalpa é igual a 4,32 bilhões de anos humanos e consiste em 1.000 ciclos de quatro yugas, ou idades.
O que é um Yuga?
Um Yuga é um ciclo cósmico de tempo. É uma unidade de tempo usada para medir a idade do universo. Existem quatro yugas na crença hindu: Satya Yuga, Treta Yuga, Dvapara Yuga e Kali Yuga.
O Satya Yuga, também conhecido como Idade de Ouro, é o primeiro e mais longo dos yugas. É uma época de grande virtude e iluminação, quando se acredita que os humanos são altamente evoluídos e possuem grande sabedoria e conhecimento espiritual. O Satya Yuga dura 1.728.000 anos (4.800 anos divinos), é precedido pelo Kali Yuga do período anterior e seguido pelo Treta Yuga.
O Treta Yuga é o segundo yuga. É uma época de declínio da virtude e do conhecimento espiritual, mas ainda é considerada uma idade relativamente boa. O Treta Yuga dura 1.296.000 anos (3.600 anos divinos), é precedido pelo Satya Yuga e seguido pelo Dvapara Yuga.
O Dvapara Yuga é o terceiro yuga. É uma época de grande declínio da virtude e do conhecimento espiritual e é considerada uma idade menos virtuosa. O Dvapara Yuga dura 864.000 anos (2.400 anos divinos), é precedido pelo Treta Yuga e seguido pelo Kali Yuga.
O Kali Yuga, também conhecido como Idade do Ferro, é o quarto e mais curto yuga. É uma época de grande ignorância e degeneração, quando se acredita que os humanos estão em seu nível mais baixo de evolução espiritual. O Kali Yuga tem duração de 432.000 anos (1.200 anos divinos), é precedido pelo Dvapara Yuga e seguido pelo Satya Yuga do ciclo subsequente.
Qual o objetivo dos Yugas?
O principal objetivo dos yugas é fornecer uma estrutura para a compreensão da natureza cíclica do tempo e da evolução do universo. Segundo a crença hindu, o universo passa por um número infinito de yugas, com cada yuga representando um estágio diferente na evolução do universo. Diz-se que o ciclo dos yugas é eterno, sem começo nem fim.
Comentários
Postar um comentário